Araruna-PB, Quarta-Feira, 6 de Novembro de 2024

| e-Sic | Portal da Transparência | COVID-19

Faleceu neste fim de semana em João Pessoa, a ex-prefeita de Araruna, Wilma Maranhão, aos 81 anos. Wilma era irmã do ex-governador da Paraíba, José Maranhão (in memorian) e uma grande líder política da cidade de Araruna. Até o momento não se tem informação sobre a causa da morte, mas em janeiro deste ano, a ex-prefeita foi internada no Memorial São Francisco com comorbidades em face de causas diferentes.

Wilma Targino Maranhão

Nascida aos 23 de outubro de 1942. Era filha do Senhor Benjamim Gomes Maranhão (Seu Beja) e da Senhora Benedita Targino Maranhão (Dona Yaya).

Desta filiação teve os seguintes irmãos José Targino Maranhão (in memorian), CarmésiaTargino Maranhão Leite, Benjamin Targino Maranhão (Everaldo, in memoirian) e Iris Targino Maranhão.

Estudou em um convento junta das irmãs Carmésia e Iris em Monteiro/PB. Graduou-se em Direito e em Contabilidade pela UFPB, Campus de João Pessoa.

Casou-se em 1962 com Newton Pedrosa. Deste enlace teve os seguintes filhos: Helder Targino Maranhão Pedrosa (in memorian), OlenkaTargino Maranhão Pedrosa e Benjamin Gomes Maranhão Neto.

Acompanhou o pai e o irmão na política, chegando a se candidatar à prefeitura de Araruna em 1976 com 33 anos, ao lado de Celeste Torres como vice do MDB. Cargo que foi eleita e ocupou por quatro vezes.

  • Prefeita de Araruna:

1977/1982, 1989/1992, 2009/2012, 2013/2016.

Além da política esteve a frente de instituições sendo a Presidente do Hospital e Maternidade Maria Julia Maranhão, Oficial (a) do Cartório do Registro Civil de Araruna/PB, Presidente do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente CENDAC/PB, Movimento Brasileiro de Alfabetização MOBRAL/PB, além de Primeira Dama do Estado da Paraíba, Governo José Maranhão I e II.

Wilma Pesar



Postado por: ASCOM