Araruna-PB, Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2025
Saúde Paciente com infarto agudo do miocárdio é transferida do Pronto Socorro de Araruna pelo helicóptero Acauã para o Hospital Metropolitano
IMPRIMIR
Na manhã desta quarta-feira (10), uma paciente de 68 anos, que sofreu um infarto agudo do miocárdio, foi transferida do Pronto Socorro de Araruna pelo pelo helicóptero Acauã para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba. O vôo aconteceu sem intercorrências, apesar do tempo chuvoso na região.
De acordo com o coordenador do Pronto Socorro de Araruna, Davi, a paciente foi atendida inicialmente pela equipe do PS local e imediatamente encaminhou e-mail para a regulação do programa Coração Paraibano, que conseguiu uma vaga para o Hospital Metropolitano. “Para aumentar as chances de sobrevivência da paciente, o transporte aeromédico foi acionado e se dirigiu ao município para resgatar a paciente reduzindo, assim, o tempo de resposta do transporte terrestre com mais segurança para a paciente”, esclareceu o gestor.
Segundo o médico Elinaldo Leite, que acompanhou a paciente no transporte aéreo, ela apresentou o diagnóstico de infarto e, após exames, foi verificada a necessidade de transferência para o Hospital Metropolitano, que, além de ser referência em cardiologia, também é o hospital coordenador do programa Coração Paraibano.
Ao chegar no Hospital Metropolitano, a paciente foi atendida pelo médico cardiologista Rodolfo Figueiredo, que solicitou exames de ecocardiografia transtorácica, raio-X do tórax, e outros exames necessários para o tratamento da idosa, que segue internada em estado estável, consciente e orientada.
Ver essa foto no Instagram
Coração Paraibano – O programa conta com uma estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas em três hospitais, nas três Macrorregiões de Saúde. São duas no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; uma no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e uma no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.
Além disso, a rede conta com 12 hospitais auxiliares que dão suporte na estabilização dos pacientes e na aplicação dos trombolíticos, a partir de um diálogo via rede de telemedicina com suporte 24h por profissionais do Metropolitano, hospital coordenador do programa, e com regulação feita pela Central Estadual de Regulação.
O protocolo do atendimento direciona os pacientes que sofreram um infarto a um hospital mais próximo para realizar a trombólise. A regulação é feita pela Central Estadual de Regulação, que é a gestora dos leitos de cardiologia de toda a Paraíba. O paciente também poderá ser regulado para uma unidade coronariana para realizar o cateterismo de urgência e terá prioridade zero nas regulações.
Postado por: Araruna Online
URL: https://www.araruna.pb.gov.br/noticias/paciente-com-infarto-agudo-do-miocardio-e-transferida-do-pronto-socorro-de-araruna-pelo-helicoptero-acaua-para-o-hospital-metropolitano.html
Outras Notícias
Reunião Produtiva
Prefeito Availdo Azevedo participa de reunião com Chefe de Gabinete do Governador João Azevedo
Mais Detalhes
Turismo
Secretário de Turismo de Araruna participa de reuniões estratégicas em João Pessoa
Mais Detalhes
Saúde
Prefeitura de Araruna realiza cirurgias de catarata, zerando fila de espera
Mais Detalhes
Portal da Transparência
Acessar
Araruna Digital
Simplificamos o acesso do cidadão a serviços municipais.
Portal Compra Direta
e-SIC
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Portal do Servidor
Portal do Contribuinte
Emissão de Nota Fiscal
Emitir Notas
Diário Oficial
Ouvidoria
O canal do Cidadão
SIC FÍSICO Pedido de informação presencialmente Rua Professor Moreira, 21, Centro, Araruna – PB Horário de atendimento: 8:00 às 14:00 Telefone: 083 – 3373-1010